Deglutição

“A alimentação reveste-se de uma importância vital para o ser humano porque permite a manutenção da vida, mas tem também uma dimensão social e cultural que faz com que seja uma valorizada fonte de convívio, lazer e prazer. Isto ajuda-nos a compreender e a prever o impacto que uma perturbação da alimentação pode ter para o doente e para os seus familiares e cuidadores.

A deglutição é um processo que envolve diversas estruturas anatómicas e que requer uma sequência complexa de actividades neuromusculares.
(…)
Por disfagia entende-se qualquer alteração que ocorra no iniciar, coordenar e/ou manter o processo de deglutição, desde que os alimentos ou líquidos são introduzidos na boca, até à sua entrada no estômago (Logemann, 1998). Compreender e intervir nos fenómenos patológicos implica um conhecimento pormenorizado da anatomia, fisiologia e neurologia da deglutição sem perturbações.
(…)
As decisões de um terapeuta da fala relativamente a perturbações de deglutição envolvem uma série aspectos. No primeiro contacto, terá que decidir se o doente está em risco de disfagia orofaríngea, posteriormente se será susceptível de ser encaminhado para avaliações funcionais de diagnóstico e quais as estratégias terapêuticas a utilizar. Ao longo da intervenção, deverá monitorizar a evolução e questionar-se sobre os benefícios que o doente está a obter. Finalmente, surgirá a decisão relativamente ao fim da terapia da deglutição, uma vez que se considere que o doente obteve uma deglutição funcional, ou que os cuidadores estão habilitados a continuar independentemente os exercícios, ou as recomendações.”

Antunes, E. & Ramalho, L. (2009). Deglutição no adulto: a perspectiva do terapeuta da fala. In: Peixoto, V. & Rocha, J. (Orgs.). Metodologias de intervenção em terapia da fala. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. pp.255-294.

Eva Antunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: